sábado, 11 de setembro de 2010

Guardanapos - Como usar?



O guardanapo é um item necessário que faz toda a diferença em uma mesa posta. Para isso é preciso ter cuidado na hora de compor a mesa, bem como na hora de manuseá-lo sem temor.




É comum nos meus cursos as pessoas sempre levantarem dúvidas a respeito do uso do guardanapo na hora das refeições em restaurantes ou eventos. As dúvidas mais freqüentes são a hora de usar e onde colocá-lo.

Foto: Flávia Bezerra 
Estava eu em um dos restaurante mais elegantes de Manaus jantando com o meu marido, quando 3 homens entraram no restaurante, um deles depois que o garçons os serviu com as entradas, prontamente pegou o seu guardanapo de pano branco e o pendurou em sua gola! Na hora não resisti e o fotografei, lembrando que quando conto aos meus alunos que isso acontece eles pensam que eu estou exagerando. Pronto! Agora está registrado... tenho a prova do crime!



Então citarei algumas dicas para o uso do guardanapo.

- Quando recebemos visitas em nossa casa para almoços ou jantares o mais chique é usar guardanapo de tecido. Mas existe no mercado guardanapos de papel lindos de boa qualidade com texturas e estampas diferenciadas. Só lembrando que quando a toalha de mesa for cor lisa o guardanapo pode ter estampas, mas quando a toalha for estampada, para não errar, o mais seguro é que ele seja na cor lisa.

- O lugar do guardanapo é sempre dentro ou do lado esquerdo do prato. Eu, particularmente, não gosto da composição quando se coloca o guardanapo dentro das taças.


- Só colocasse o guardanapo sob o colo quando na hora de comer. Não deve abri-lo todo, deixando uma dobra. Se for necessário levantar-se durante a refeição, coloque-o em cima do assento da cadeira ou mesmo do lado direito do prato. O guardanapo de papel sempre fica sob a mesa, e cuide para que ninguém o veja a sujeira, limpe com a parte interna.


- Colocar o guardanapo no colarinho até que é permitido em cantinas italianas quando a massa vem servida com bastante molho, mas acho totalmente dispensável e deselegante. É só tomar cuidado!


- A hora de utilizá-lo é antes de tomar líquidos, evitando que marcar de gorduras fiquem na borda das taças, um horror!!! Pode ser utilizado também após tomar a bebida caso seja necessário. Mulheres, é necessário retirar o excesso de batom antes de usar o guardanapo de pano, utilize o seu lencinho na mesa mesmo ou mesmo vá até o banheiro.


- Não é chique limpar somente os cantinhos da boca, a não ser que você tenha comido através de canudinho... e nem muito menos usar o guardanapo para enxugar suor, seja qual quer que seja a região, e nem esfregá-lo na boca como criança.


- A hora de retirar o guardanapo do colo é após terminar a sobremesa. Então o deposite ao lado direito do prato. Não o dobre, ele tem que parecer que foi utilizado mesmo. O guardanapo de papel deve ser dobrado mais uma vez e colocado do lado direito do prato, e não pense em fazer bolinhas com ele.

Recomendo o seguinte blog, nele você irá encontrar passo-a-passo diversas maneiras de dobraduras em guardanapos.
http://buracodafechadura.com/2008/07/03/dobrar-guardanapos/

Um comentário:

  1. Olá Flávia!

    Adorei o seu blog... Muitas informações importantes para o nosso dia a dia. Beijinhos!


    Ps.: Depois dá uma passadinha no meu cantinho: CAMINHOS DE UMA BORBOLETA... ;)

    ResponderExcluir